segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A história do Reggaeton




O Reggaeton é uma mistura de Reggae, Hip-Hop e ritmos latinos. Para entender melhor esse ritmo que vem crescendo cada vez mais, temos que voltar um pouco no tempo. Começando pelo Reggae, surgido na Jamaica nos anos 70 e que fixou moradia no Panamá, quando imigrantes Jamaicanos foram para lá trabalhar na construção do canal do Panamá. O primeiro lugar a cantar o Reggae em espanhol foi o Panamá, por conta de "Chicho Man" em meados de 1985. E Porto Rico foi o primeiro lugar a cantar Rap em espanhol com "Vico C". Depois disso, em pontos diferentes da geografia do continente latino, os Panamenhos continuaran a cantar seus Reggaes Jamaicanos com os mesmos instrumentais e melodias de voz. Enquanto isso, em Porto Rico ia se desevolvendo o Reggaeton, com bases de Rap, letras e canções novas, totalmente em espanhol. Em 1992 e 1993 Panamenhos começaran a cantar canções "cover" de jamaicanos em espanhol fazendo sucesso nos Estados Unidos e América Latina. Posso citar Gringo Man, Nando Boom, Atrvevida, Pocho Man e el General como os precusores desse estilo musical.


Já em Porto Rico durante 92 e 93 começava-se a escutar o Reggae da Jamaica.
Ouvia-se as músicas de Shaba Ranks como "Dem Bow", Cutty Ranks "wake Man" e Michigan & Smiley "Pounder" entre outras que cairam no gosto musical dos Boricuas introduzindo assim o Reggae Panamenho na ilha Porto Riquenha.
Foi em uma discoteca de hip-hop de Porto Rico onde tudo começou, a badalada "The Noise".
Mas foi em 93 e 94 que, jovens que cresceram ouvindo o Rap da velha escola como Vico C faziam suas músicas em cima de bases de instrumentais das mais reconhecidas canções de Rap nos EUA e do Reggae promovido pela Jamaica.
Resumindo foi a mistura do Rap, Reggae, Hip-Hop e ritmos latinos que colocaram nomes como os de Baby Rasta y Gringo, Tego Calderon, Don Omar, Hector e Tito, Yvy Queen e Daddy Yankee entre outros como os grandes desse novo Ritmo que vem assolando o planeta.

Nenhum comentário: